
9 de abril de 2025 por Agecom/UFRN

Fundado em 2022, o Quarteto dos Fagotes é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), coordenado pelo professor Alexandre dos Santos, que consiste em um grupo musical de câmara formado exclusivamente por fagotes. É dedicado a estudantes de música como uma oportunidade de aprimoramento técnico, artístico e interpretativo.
A iniciativa pretende aumentar a difusão do fagote no ambiente acadêmico e artístico, um instrumento musical de sopro da família das madeiras. O projeto promove o ensino do fagote de maneira coletiva para desenvolver habilidades essenciais de performance em grupo, por meio de ensaios semanais, concertos didáticos e apresentações públicas.
Em relação ao repertório musical, o quarteto é eclético, incluindo arranjos de choro, dobrados, música barroca, clássica e até trilhas de cinema. Nas apresentações públicas, o grupo costuma participar de atividades internas da UFRN, como solenidades, festivais e eventos.
No entanto, o Quarteto de Fagotes não se restringe aos limites da Universidade, já tendo se apresentado em escolas e empresas privadas. O conjunto é aberto a pedidos para realizar concertos. Para solicitar um, basta entrar em contato com o coordenador do grupo pelos e-mails alexandre.santos.1@ufrn.br ou alexandrefagotista@outlook.com.br.
Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Igor Aguiar de Melo. Edição: Juliana Holanda. Revisão: Ana Byatriz Moreira.A


