5 de outubro de 2023
Sammara Bezerra de Agecom/UFRN
Com o objetivo de divulgar a música de concerto e de promover a cultura da paz, o projeto de extensão Ciclo Violão Internacional (CVI), da Escola de Música (EMUF/UFRN), traz músicos internacionais para se apresentarem em Natal. De 9 a 13 de outubro, o CVI chega à segunda edição e apresenta os artistas argentinos Juan María Braceras e Fabián Cardozo.
Coordenado pelo professor Eugênio Lima de Souza, o projeto abrange tanto o lado artístico quanto o acadêmico. Os estudantes de música têm contato didático com artistas e com docentes experientes de outros países, contribuindo, assim, com suas formações profissionais. Apoiam esta edição do CVI a Secretaria Municipal de Cultura de Natal (Secult) e a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
Segundo Eugênio, a passagem de professores e de artistas internacionais já é rotineira na Escola de Música. “Nos últimos anos, recebemos, só na área de violão, nomes como Thomas Patterson, da Universidade do Arizona; Han Jonkers, da Suíça; Alexandro Garcia, da Espanha; Giullia Ballaré, da Itália; e Jonas Egholm, da Dinamarca”, conta.
A programação tem início às 8h30 e inclui masterclasses, recitais de violão, violino e rodas de conversa com os convidados. O evento é gratuito e aberto ao público.
Confira a programação completa:
Segunda-feira – 9/10
– 8h30 às 11h30h – Masterclass de Violão com Fabian Cardozo
Auditório Oriano de Almeida
– 17h – Recital de violão com Fabian Cardozo
Auditório Onofre Lopes.
Terça-feira – 10/10
– 8h30 às 11h30 – Masterclass de violino com Juan Braceras
– 18h – Recital de Violino com Juan Braceras
Capela do Campus Universitário.
Quarta feira – 11/10
– 19h – Recital do Duo Violino e Violão com Juan Braceras e Fabian
Cardozo
Auditório Onofre Lopes.
Quinta feira – 12/10
– 8h30 às 11h30 – Masterclass de Violino com Juan Braceras
Auditório Onofre Lopes
Sexta feira – 13/10
– 9h às 11h – Roda de conversa com Fabián Cardozo
– 9 às 12h – Ensaio com a Filarmônica da UFRN – Juan Braceras
Auditório Oriano de Almeida