Projeto de musicalização para pessoas com síndrome de Down abre vagas 

17 de agosto de 2023

Sammara Bezerra de Agecom/ UFRN

O Projeto de Musicalização UP, cujo objetivo é musicalizar pessoas com síndrome de Down, está com vagas abertas até o próximo domingo, 20, para novas turmas. O projeto tem parceria com a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e visa à capacitação de discentes e docentes para o atendimento especial numa perspectiva inclusiva. 

As vagas são limitadas, sendo divididas em duas turmas. Na primeira, com 12 vagas, as aulas são ministradas das 14h às 15h, às quartas-feiras. Já a segunda, conta com oito vagas e com aulas das 15h10 às 16h10. Neste momento, o projeto busca participantes de 5 a 12 anos, distribuindo-os em turmas de acordo com a idade.

As aulas trabalham a musicalização das crianças com atividades de percussão corporal, parâmetros sonoros em instrumentos de percussão, como xilofone, metalofone e maracas, e bandinha rítmica. Além da aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o projeto, também, é fomentador da pesquisa na área da educação musical especial e inclusiva. 

Para Catarina Shin, professora da EMUFRN, é fundamental o estímulo e a participação de pessoas com síndrome de Down em projetos como esse. “A música tem o potencial de estimular diferentes áreas do desenvolvimento de uma pessoa, com questões sociais, emocionais, psicológicas e motoras”, explica a docente. 

Os interessados devem entrar em contato pelo número (84) 99193-6433 (WhatsApp) ou pelo e-mail do projeto: sembrain@musica.ufrn.br.

Leave a Reply