EMUFRN sedia o II Encontro de Orquestras Sociais

No período entre os dias 03 e 07 de agosto, a Escola de Música da UFRN sedia o II Encontro de Orquestras Sociais. Os grupos, provenientes de diversas cidades do estado, são formados por projetos sociais de música, que atendem por crianças e jovens, desenvolvendo práticas musicais baseadas na construção coletiva de conhecimento. No cerne de uma orquestra social, os processos educativos privilegiam práticas de aprendizagem que se desenvolvem a partir da convivência e das práticas coletivas, em que são contemplados aspectos musicais, culturais e humanos.

Essa perspectiva artístico-social fomenta o desenvolvimento de relações de afeto, e portanto o senso de coletividade; o estímulo a processos criativos e imaginativos; a exacerbação da sensibilidade auditiva, e
assim a empatia através da escuta do outro.

Outrossim, a observação atenta dos cenários musicais e pedagógico-musicais no Rio Grande do Norte revela o crescente aumento no número de jovens instrumentistas formados através de Projetos Sociais, caracterizando estes locais como verdadeiros berçários musicais. Indo além dos benefícios sociais e educacionais, alimentam cursos técnicos, graduações e o próprio mercado da música, fazendo girar a estrutura da economia criativa.

Foto: Divulgação/EMUFRN

A programação do II Encontro de Orquestras Sociais prevê a realização de aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, trompete, trombone, trompa, saxofone, fagote, flauta e oboé, além de ensaios da Orquestra do Encontro, formada por todos os alunos, recitais dos projetos e um Concerto de Encerramento, com a grande Orquestra do Encontro, no dia 06, às 20h, no Auditório Onofre Lopes, na Escola de Música da UFRN.

Nesta segunda edição, estarão compartilhando vivencias, aprendizados e muita música a Orquestra Sinfônica de Luís Gomes, Orquestra D’Amore ( Projeto Tocando a Vida com D’Amore), a Orquestra Filarmônica Pauferrense, Orquestra Infanto-juvenil Oficina de Sonhos ( ONG Oficina de Sonhos), Orquestra Ondas Musicais ( Marinha) e Filarmônica 24 de Outubro de Cruzeta (Associação Musical e Cultural do RN – Cruzeta).

O II Encontro de Orquestras Sociais é uma ação do Programa Sinos – Funarte, da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Escola de Música da UFRN.

Confira o cronograma:

Leave a Reply