Foto: Reprodução

Residência Artístico Pedagógica com Prof. Pedro Alliprandini

A Escola de Música (EMFURN) presencia a Residência Artístico Pedagógica que acontece entre os dias 7 e 13, neste mês de julho. O evento vai realizar atividades de masterclass, a participação de Pedro Alliprandini nas turmas da EMUFRN e atividades voltadas ao aprendizado musical. A Residência também conta com o apoio do projeto Som da Mata, que vai realizar atividades externas no Parque das Dunas, com a participação da Duo Grego com Pedro Alliprandini (clarineta – Sinfônica de Goiânia) e Fernando Deddos (eufônio e piano – UFRN).

Residência Artístico Pedagógica com Prof. Dr Pedro Alliprandini – Foto: Divulgação/EMFURN

CONHEÇA Pedro Alliprandini

Pedro Alliprandini é músico clarinetista, professor e arranjador. Natural de São Carlos, no estado de São Paulo, iniciou seus estudos na clarineta com o professor José Alessandro da Silva, e se tornou membro e solista da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Após o bacharelado em Música pela Unicamp, realizou seus estudos de pós-graduação com o professor D. Ray McClellan na University of Georgia, nos EUA, onde concluiu mestrado e doutorado. Realizou seu doutorado como bolsista CAPES, que se concluiu em 2018. Nos seus anos de estudo no exterior, foi membro do quinteto de sopros Southern Wind Quintet e do grupo de música contemporânea Rote Hund Ensemble.

Em 2016, venceu o concurso UGA Symphony Orchestra Concerto Competition. Lá também desenvolveu, em parceria com o eufonista Fernando Deddos, um projeto de música brasileira chamado Duo Grego – que foi apresentado no encontro internacional de clarinetistas (ClarinetFest) em 2017. Atua como primeiro clarinetista e solista da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) desde 2019.

Pedro adota um repertório musical do erudito ao popular, tanto em suas performances quanto em arranjos e pesquisas. Segue uma carreira musical versátil, sempre com um carinho especial pela música brasileira.

Durante a Residência Artístico, o Duo Grego, com Pedro Alliprandini (clarineta – Sinfônica de Goiânia) e Fernando Deddos (eufônio e piano – UFRN), também irá se apresentar no evento, no próximo domingo, (10), às 16h30, no projeto Som da Mata, no Bosque dos Namorados (Parque das Dunas). A dupla surgiu da união entre estes dois músicos brasileiros, durante seus estudos nos EUA. Eles se aproximaram pelas suas afinidades musicais e principalmente pela paixão pela música brasileira.

O repertório é marcado por arranjos que exploram características específicas de seus instrumentos, com base no discurso e sonoridade do Choro. Além de interpretarem mestras e mestres, como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Sivuca e K-ximbinho, o duo também traz composições autorais para o repertório. A dupla vem construindo e preparando o repertório do seu primeiro disco.

Evento: Residência Artístico-pedagógica

Quando: de 07 à 13 de julho

Convidado: Prof. Dr Pedro Alliprandini (solista da Orquestra Sinfônica de Goiânia)

Inscrições: Gratuito – lista de participação no local.

Local: Escola de Música da UFRN

Apoio: UFRN; Escola de Música da UFRN e Projeto Som da Mata

Leave a Reply