Projeto Música Viva - Foto: Arquivo EMUFRN

Podcast Música Viva da EMUFRN oferece música com educação

O projeto de extensão Música Viva começou como um programa de rádio da Escola de Música em parceria com a FM Universitária, entre os anos de 2006 e 2014. Os temas apresentados variavam entre gêneros musicais, instrumentos, intérpretes, compositores e produções próprias da EMUFRN. A iniciativa é orientada pelo professor Marcus André Varela Vasconcelos e conta com a colaboração de Alexandre Maiorino, Paulo Dantas e Waldecio da Silva.

De acordo com a organização do projeto, os seus objetivos são levar música de qualidade com informação à comunidade acadêmica e também fora da UFRN, bem como fomentar o interesse pela boa música, gerar materiais de estudo para Escola de Música e aumentar o interesse do público pela musicalidade.

Os episódios disponíveis possuem temas centrais ligados à música de concerto e são trabalhados por meio da estética, teoria e técnica. O intuito é compreender a obra tocada e situar-se perante contexto apresentado. Em relação às etapas de criação, existe a escolha de repertório, a pesquisa de temas e seleção de gravações que serão, posteriormente, editadas e gravadas no repositório do Auditório Onofre Lopes Digital.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o programa foi disponibilizado em formato de podcast, estando acessível para qualquer ouvinte na rede. O projeto tem a intenção de continuar os seus trabalhos com novos episódios durante o ano de 2022. A transformação começou em 2020 e chegou até agora à marca de 15 mil acessos aos episódios. Os conteúdos disponíveis na plataforma do Auditório Onofre Lopes Digital abordam um cunho didático que complementa o ensino da música.

Por meio do alcance da internet, pode-se levar música de qualidade para uma grande quantidade de pessoas, e o Música Viva garante ao público apreciação e compreensão estética, social e política de diversas épocas por conta dos seus repertórios.

O conteúdo do Música Viva e os episódios estão disponíveis aqui.

Leave a Reply