EMUFRN realiza Encontro de Trombonistas do RN

Ana Lourdes Bal de Agecom/UFRN

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) realizará o 9° Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte entre os dias 24 e 30 de abril, em Natal e Mossoró. O evento, que abrirá inscrições, é destinado a trombonistas iniciantes, intermediários e profissionais. A realização é da Associação de Trombonistas do Rio Grande do Norte, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a EMUFRN, a UERN e o Projeto Som da Mata. 

A primeira edição do evento aconteceu em 2013 e ganhou visibilidade ao longo dos anos dentro do estado. O intuito é levar a música de concerto e shows populares instrumentais a toda a comunidade, fazendo parte do calendário acadêmico da EMUFRN. Nos últimos dois anos, o evento foi realizado de forma remota por conta da pandemia da covid-19, tendo agora o retorno como uma chance de ter uma integração cultural, dando oportunidade aos músicos de outros lugares do estado de participarem.

“Este evento será de grande importância para a cidade de Mossoró, não apenas para atender aos músicos daquela região, mas também com o objetivo de trazer as pessoas a se aproximarem e apreciarem de maneira efetiva do trabalho que realizado de música instrumental em especial com Trombones, em todo estado do Rio Grande do Norte”, afirma o professor Gilvando, coordenador geral do Encontro, que conta com a colaboração do coordenador pedagógico Bruno Farias.

A abertura do evento será um concerto do Projeto Som da Mata, em Natal. Depois o Encontro viaja para Mossoró, prosseguindo nos dias 28 a 30 de abril, na Escola de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Nesses dias será oferecida a oportunidade de participação em masterclassesworkshops, palestras, roda de conversas, concertos e shows. 

Dentre os professores convidados para o evento, estão Alessandra Linhares (Natal – RN), Neris Rodrigues (Recife – PE), Rômulo Santiago (Fortaleza – CE), Gilberto Cabral (Natal – RN), Pedro Augusto (Natal – RN), Bruno Farias (Mossoró – RN), Anderson Jardel (Natal – RN), Dany Dantas (Mossoró – RN), Klenio Barros (Aveiro – Portugal). As inscrições ficarão abertas do dia 10 até 23 de abril nesta página.

Confira a programação:

Domingo (24/04) – Natal

16h às 17h30 – Abertura do 9° Encontro de Trombonistas do RN – Local: Parque das Dunas

Quinta-feira (28/04) – Mossoró

8h a 9h30 – Aquecimento/Prática de Conjunto, com Alessandra Linhares

10h a 11h30 – Prática de Conjunto, com Rômulo Santiago

14h a 15h30 – Saúde mental pós-pandemia, com psicóloga

16h a 17h30 – Prática de Conjunto, com Anderson Jardel

19h30 – Práticas de Conjunto de trompa, tuba e bombardino, com PotiBones

Sexta-feira (29/04) – Mossoró

8h a 9h30 – Aquecimento/Prática de Conjunto, com Neris Rodrigues

10h a 11h30 – Empreendedorismo Musical, com Dany Dantas

14h a 15h30 – Roda de conversa sobre Vivências Profissionais

16h a 17h30 – Prática de Conjunto, com Gilberto Cabral

19h30 – Práticas de Conjunto de trompete e trombone, com Sexteto Potiguar

Sábado (30/04) – Mossoró

9h30 – Ensaio Coral de Trombones

10h30 – Assembleia da ATRN

17h – Encerramento com o Coral de Trombones – Local: Parque Municipal

Leave a Reply