EMUFRN realiza concerto com professor de universidade alemã

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN), em parceria com a Catedral Antiga de Natal, realiza um concerto com o violoncelista Matias de Oliveira Pinto. O evento acontece hoje, 4 de março, a partir das 16h30. A entrada é gratuita. O concerto será realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como Catedral Velha ou Catedral Antiga, no bairro da Cidade Alta.

O evento começará com a Santa Missa e depois prosseguirá com a apresentação do violoncelista. Durante o concerto, serão apresentadas as  Suítes I e V de Johann Sebastian Bach para violoncelo solo. “A UFRN está recebendo um professor de altíssimo nível, que trabalhará individualmente com os alunos de música e, além disso, gostaríamos que o público na cidade tivesse acesso a esse grande artista e nenhum local é mais apropriado que a nossa Antiga Catedral, um ambiente cheio de arte e que transforma o concerto em uma experiência multi-sensorial”, diz o vice- diretor da EMUFRN, professor Fabio Presgrave. 

“A Escola de Música tem envidado esforços para ocupar musicalmente o centro histórico de Natal, que tem construções belíssimas, e temos tido a oportunidade de realizar apresentações em parceria com a Diocese de Natal, a Capitania das Artes e o Instituto Histórico e Geográfico do RN. Estamos avançando com outras colaborações. A música, no início do Século XX, era tão presente, assim como os prédios no centro da nossa cidade. Esperamos ajudar nessa revitalização musical”, encerra Fábio.

Matias de Oliveira Pinto

Foto: Divulgação

Matias de Oliveira Pinto, que tem como uma de suas maiores influências o potiguar Aldo Parisot, nasceu em São Paulo e hoje é professor catedrático da Westfaelisch-Wilhelms Universitaet em Muenster na Alemanha. Em 1980, mudou-se para Berlim, quando conseguiu uma bolsa da Fundação Karajan da Orquestra Filarmônica de Berlim. Ele é um dos responsáveis pelo convênio que a UFRN tem com a universidade alemã. 

Leave a Reply