
Nesta quarta-feira, 30 de abril, a Escola de Música da UFRN será palco da 11ª edição do INAD UFRN – Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, uma ação integrada que une os Departamentos de Fonoaudiologia (DEPFONO), Música (EMUFRN) e Arquitetura (DARQ). A atividade busca alertar a comunidade sobre os impactos do ruído excessivo na saúde auditiva e vocal, especialmente em ambientes de prática musical.
Com o tema “Escuta que acolhe, som que respeita”, o evento deste ano inclui uma atenção especial à saúde vocal de alunos instrumentistas e coralistas, além de abordar os efeitos da exposição sonora em populações neurodivergentes – como pessoas com TEA, dislexia e TDAH – que podem apresentar hipersensibilidade ao som, como a hiperacusia. A programação também destaca os impactos do ruído em grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas hospitalizadas, com necessidades especiais de educação e até mesmo animais domésticos. Afinal, cada um de nós percebe e sente o som de uma maneira única.
Durante o dia, serão realizadas atividades como triagem auditiva, medições de níveis de pressão sonora em diferentes espaços da Escola de Música, rodas de conversa, cuidados vocais, além do simbólico Minuto do Silêncio às 14h15, como gesto de reflexão e respeito ao direito ao silêncio.
A participação é gratuita, com inscrições abertas na aba Extensão do SIGAA. Basta procurar pelo projeto: “Cuidados com a saúde auditiva e vocal em músicos”.
Acompanhe a programação completa e atualizações pelos perfis: @inad.ufrn e @inad.brasil.

