Filarmônica abre ensaios para Sala São Paulo ao público na EMUFRN

Na semana do dia 17 de julho, a orquestra fará 3 ensaios abertos a toda a comunidade acadêmica e ao público geral. O ensaio aberto é uma oportunidade de ver a orquestra em um ambiente mais descontraído. Não é necessário se inscrever.

Foto: EMUFRN

Em breve a Orquestra Filarmônica da UFRN iniciará sua preparação final para os concertos na Sala São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. O Festival de Campos está para a música como o de Gramado está para o cinema e a Sala São Paulo é o “Maracanã” da música de concerto, somente os grupos orquestrais de grande destaque da música brasileira se apresentam.

A orquestra está levando para a Sala São Paulo um repertório cem por cento brasileiro, quase em toda sua totalidade composto no Nordeste e incluindo compositores potiguares como Mario Tavares, Felinto Lúcio e Tonheca Dantas.

Deijair Henrique Borges - Foto: Arquivo EMUFRN

EMUFRN comunica o falecimento da professora Deijair Henrique Borges

A professora Deijair Henrique Borges nos deixou ontem e a História da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) ficou mais triste.

Deijair foi Diretora da EMUFRN no final da década de 1970 e início dos anos 1980 e sob sua administração, entre outros projetos, foi gravado o impressionante conjunto de discos do “Projeto Memória”, referência para quem precisa entender nosso passado musical.

A Professora Deijair também dirigiu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e o Solar Bela Vista (SESI) e foi a 1a diretora do Instituto de Música Waldemar de Almeida (RN), no qual criou um dos melhores regionais de choro do país, o “Regional Sonoroso”.

Dona de uma personalidade forte e espírito empreendedor e dedicado, Deijair deixou sua marca na UFRN e no cenário institucional norte-rio-grandense pela competência e seriedade de seu trabalho. Sem dúvida uma grande perda.

Em nome de todos (as) que fazem a EMUFRN, desejamos aos amigos e familiares da professora Deijair nossos sinceros sentimentos.

Zilmar Rodrigues de Souza e Fábio Soren Presgrave
Natal, 06 de junho de 2022.