por Agecom/UFRN

O Regional Choro da Terra realiza, no dia 29 de maio, o lançamento do livro Caderno de Composições do Regional Choro da Terra – Choros da Quarentena, que reúne 30 composições autorais. O evento faz parte do projeto Roda de Choro Convida, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Haverá apresentações gratuitas durante o dia.
A programação começa às 11h30 com uma roda de choro no Centro de Convivência da UFRN, com a participação de alunos e professores. Às 15h, o grupo ministra um workshop sobre vivências e técnicas musicais, na EMUFRN. O lançamento oficial da obra, seguido de uma apresentação ao vivo, ocorre às 19h, no auditório Onofre Lopes.
O livro reúne partituras de peças compostas durante o período de isolamento social, entre os anos de 2020 e 2021. Na época, os integrantes do grupo trabalhavam de forma remota, utilizando recursos de comunicação via internet. “Cada um, em sua residência, fazia a sua parte, criando músicas em parceria ou individualmente”, destaca o músico Anchieta Menezes.
As composições fazem parte de um disco duplo produzido pelo grupo no mesmo período e, segundo os músicos, refletem os sentimentos vividos durante a pandemia. “Percebemos que após a pandemia nada será como antes. E já estava na hora de registrarmos nossas músicas para que outros pudessem conhecê-las, ouvi-las e tocá-las conosco”, avalia Menezes.

O Regional Choro da Terra é formado por Anchieta Menezes (violão 7 cordas), Raphael Almeida (cavaquinho), Fernando Régis (bandolim), Jonathas Marques (clarinete) e David Silva (pandeiro). O grupo tem como proposta divulgar o choro e valorizar compositores potiguares.
As 30 músicas que fazem parte do livro de partituras também estão disponíveis no disco duplo lançado pelo grupo. O álbum, que reúne composições produzidas durante o período de isolamento social, pode ser ouvido nas plataformas digitais, incluindo o Spotify.
28 de maio de 2025 (Atualizado em 28 de maio de 2025 às 17:20)
Fonte: Agecom Texto: Ubiratan Pedro Edição: Juliana Holanda; Revisão: Ana Byatriz Moreira.