Escola de Música oferece vagas para iniciantes de percussão

Tony Lucas de Agecom/UFRN

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) está com vagas abertas para curso de extensão na área de percussão erudita para iniciantes. São 10 vagas no total e as inscrições podem ser feitas de forma gratuita por meio do Google Forms até o dia 7 de maio.

O curso é aberto para toda a comunidade e os interessados devem atender aos seguintes requisitos para realizar a matrícula: ser maior de 18 anos e ter disponibilidade no dia e horário do curso, que será realizado nas segundas-feiras às 19h.

As aulas começam no dia 15 de maio e vão até dezembro. Serão ministradas pela professora Germanna França da Cunha juntamente com o percussionista e educador musical Cleiton Germano e acontecem nas instalações da Escola de Música, localizada no Campus Central da UFRN. A lista com os alunos selecionados será divulgada no perfil @extensãoemufrn no dia 9 de maio.

Filarmônica UFRN realiza apresentações no Campus Central

Marina Gadelha de Ascom-Reitoria

A Filarmônica UFRN realiza, nos dias 25 e 26 de abril, a ação inédita Filarmônica no Campus, que levará música ao cotidiano da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na terça-feira, 25, o palco será a Reitoria da instituição, a partir das 9h, enquanto na quarta-feira, 26, o almoço no Restaurante Universitário será embalado pela Filarmônica, que se apresenta a partir das 12h30.

De acordo com o regente da Filarmônica, professor André Muniz, a iniciativa é uma forma de aproximação com os servidores e estudantes da UFRN. “Precisamos olhar para dentro da universidade. A Filarmônica já consolidou um público nos seus concertos aos sábados, na Escola de Música, mas é importante que a comunidade universitária tenha acesso dentro da sua rotina de trabalho e estudos”, afirma. 

Com duração média de 40 minutos, as apresentações terão um repertório de músicas clássicas e locais, como Um Passeio Pelo Seridó, do compositor e maestro potiguar Tonheca Dantas. Também será apresentada uma peça do compositor francês Claude Bolling, que receberá contribuições de um trio jazz, composto pelos professores Paulo César Vítor, Cléber Campos e Airton Guimarães. “Haverá a junção de música de concerto com a sutileza e o caráter improvisatório do jazz”, adiciona André Muniz.

Sobre a Filarmônica UFRN

A Filarmônica UFRN tem 12 anos de atividade, tempo em que alcançou reconhecimento nacional e internacional. Formada exclusivamente por estudantes da Universidade, coleciona ao longo de sua história prêmios e participação em grandes eventos. Foi o primeiro conjunto orquestral do RN a realizar turnê pela Alemanha e, no ano de 2019, apresentou um concerto para o Papa Francisco, no Vaticano.