Escola de Música abre inscrições para oficina de violoncelo

15 de julho de 2025 por Agecom/UFRN

As masterclasses de violoncelo vão ter continuidade no segundo semestre de 2025, adianta Frederico Nable, professor da Escola de Música. Foto: Cícero Oliveira

A Escola de Música (EMUFRN) promove, no dia 5 de agosto, uma Masterclass de Violoncelo com Carolin Eychmüller, instrumentista da Orquestra Sinfônica de St. Gallen, na Suíça. Com 10 vagas, o curso é voltado para estudantes da EMUFRN e alunos de violoncelo em geral, e está com inscrições abertas pelo Sigaa

O objetivo principal do evento é possibilitar que estudantes de violoncelo tenham um contato mais próximo com profissionais instrumentistas renomados, por meio de um intercâmbio artístico. Dessa forma, a Escola de Música convida a violoncelista Carolin Salome Eychmülle, que estudou na Folkwang University of Arts (Alemanha). Ela também foi aluna de Fabio Presgrave na UFRN, em 2015. Eychmülle recebeu prêmios como o 1º lugar no concurso Jugend musiziert (2013) e o Prêmio Especial do Concurso Kiwanis (2023).

“A participação [de Carolin Eychmüller] representa um importante intercâmbio de experiências e visões artísticas, reforçando o compromisso da EMUFRN com a internacionalização do ensino musical”, destaca o professor da Escola de Música, Frederico Nable. “Estamos em diálogo com outras referências no universo do violoncelo, tanto no Brasil quanto no exterior, […]. Para o segundo semestre estão previstas visitas de violoncelistas como Elise Pittenger e Gustavo Tavares, entre outros”, complementa. 

Ao receber Carolin e outros profissionais da música, os alunos da EMUFRN conseguem estreitar laços com instrumentistas de destaque e, ao mesmo tempo, se inspirar. “Trata-se de uma oportunidade para os estudantes vivenciarem perspectivas pedagógicas diversas, receberem feedbacks qualificados e estabelecerem vínculos com músicos atuantes em circuitos internacionais”, afirma Nable. “[A ação] contribui para a construção de uma mentalidade profissional mais aberta, conectada com as exigências contemporâneas do mercado musical, tanto no Brasil quanto no exterior”. 

Programação do curso

Manhã

9h – Abertura e Boas-vindas

9h15 – Masterclass (1ª sessão): Aula individual com alunos do curso técnico e de graduação

11h15 – Comentários gerais e sessão de perguntas

12h – Intervalo para almoço

Tarde

14h – Masterclass (2ª sessão): Aula individual com alunos da pós-graduação

16h – Conversa aberta sobre carreira internacional e perspectivas profissionais na música clássica

17h – Encerramento

Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Jefferson Tafarel; Edição: Hellen Almeida; Fotografia: Cícero Oliveira; Revisão: Beatriz de Azevedo.

Grupo Regional Choro da Terra lança livro de partituras na UFRN

por Agecom/UFRN

O Regional Choro da Terra realiza, no dia 29 de maio, o lançamento do livro Caderno de Composições do Regional Choro da Terra – Choros da Quarentena, que reúne 30 composições autorais. O evento faz parte do projeto Roda de Choro Convida, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Haverá apresentações gratuitas durante o dia.

A programação começa às 11h30 com uma roda de choro no Centro de Convivência da UFRN, com a participação de alunos e professores. Às 15h, o grupo ministra um workshop sobre vivências e técnicas musicais, na EMUFRN. O lançamento oficial da obra, seguido de uma apresentação ao vivo, ocorre às 19h, no auditório Onofre Lopes. 

O livro reúne partituras de peças compostas durante o período de isolamento social, entre os anos de 2020 e 2021. Na época, os integrantes do grupo trabalhavam de forma remota, utilizando recursos de comunicação via internet. “Cada um, em sua residência, fazia a sua parte, criando músicas em parceria ou individualmente”, destaca o músico Anchieta Menezes. 

As composições fazem parte de um disco duplo produzido pelo grupo no mesmo período e, segundo os músicos, refletem os sentimentos vividos durante a pandemia. “Percebemos que após a pandemia nada será como antes. E já estava na hora de registrarmos nossas músicas para que outros pudessem conhecê-las, ouvi-las e tocá-las conosco”, avalia Menezes.

Grupo Regional Choro da Terra se apresenta na UFRN. Foto: Acervo pessoal

O Regional Choro da Terra é formado por Anchieta Menezes (violão 7 cordas), Raphael Almeida (cavaquinho), Fernando Régis (bandolim), Jonathas Marques (clarinete) e David Silva (pandeiro). O grupo tem como proposta divulgar o choro e valorizar compositores potiguares.

As 30 músicas que fazem parte do livro de partituras também estão disponíveis no disco duplo lançado pelo grupo. O álbum, que reúne composições produzidas durante o período de isolamento social, pode ser ouvido nas plataformas digitais, incluindo o Spotify

28 de maio de 2025 (Atualizado em 28 de maio de 2025 às 17:20)

Fonte: Agecom Texto: Ubiratan Pedro Edição: Juliana Holanda; Revisão: Ana Byatriz Moreira.

Projeto “Por essas Bandas do RN” inicia atividades em São José do Mipibu e amplia ações em Arez

O projeto de extensão Por essas Bandas do RN iniciou, em abril de 2025, uma nova etapa de suas atividades na cidade de São José do Mipibu, por meio da atuação da professora Ângela Freira, em parceria com a Associação Cultural Cajupiranga. As aulas acontecem aos sábados à tarde e envolvem 20 crianças no curso de flauta doce, além da formação de um coral com os pais dos participantes.

As atividades são conduzidas pelo professor Adalto Soares, pela professora colaboradora externa Silvia Soares e pelo bolsista de extensão da PROEX, Sergio Damasceno.

O projeto também segue em desenvolvimento na cidade de Arez, em parceria com o Instituto Esperança, onde oferece aulas de música para cerca de 120 crianças da rede pública municipal.

Para o segundo semestre de 2025, estão previstas novas parcerias, com a expansão das ações para instituições localizadas no bairro de Felipe Camarão, em Natal.

Confira registros das atividades em São José do Mipibu e Arez:

São José do Mipibu
Publicação 1 | Publicação 2 | Publicação 3 | Publicação 4

Arez
Publicação