A Escola de Música da UFRN realizará um recital especial em homenagem ao renomado violoncelista Matias de Oliveira Pinto, que faleceu no mês passado. A apresentação relembrará a brilhante trajetória deste músico carismático, que esteve na instituição em novembro do ano passado para sua última performance, interpretando magistralmente o Concerto para Violoncelo de Antonín Dvořák no IV Encontro e II Simpósio da Abracello.
Matias de Oliveira Pinto construiu uma carreira de grande relevância internacional, atuando como professor, solista e músico de câmara. Seu talento e dedicação o levaram a realizar turnês nos Estados Unidos, América do Sul, Europa, Israel, Japão, Nova Zelândia e Austrália, além de se apresentar nos mais importantes festivais internacionais e salas de concerto de renome. Como pedagogo, ministrou masterclasses em diversos países e formou gerações de violoncelistas ao longo de sua atuação na Universidade das Artes de Berlim e na Escola de Música da Universidade de Münster.
As obras selecionadas para o recital fazem parte do repertório que acompanhou a carreira de Matias, representando sua jornada artística. A programação inclui composições que transitam entre diferentes épocas e estéticas, iniciando com as Suítes para Violoncelo Solo de Johann Sebastian Bach, compostas entre 1717 e 1723 na cidade de Köthen, Alemanha, e culminando em “Le Grand Tango”, de Astor Piazzolla, obra escrita em 1982 em Buenos Aires. O recital também contemplará peças de compositores da Alemanha, Áustria, República Tcheca, Brasil e Argentina, abrangendo estilos que vão do período barroco ao século XX.
A apresentação contará com a participação do violoncelista Kalim Campos e da pianista Glória Kim, que interpretarão o seguinte programa:
PROGRAMA
- J. S. Bach (1685-1750) – Suite No. 3 para violoncelo solo, BWV 1009 (1717-1723)
- J. Haydn (1732-1809) – Concerto No. 1 em Dó M, Hob VIIB:1 (1765)
- D. Popper (1843-1913) – Rapsódia Húngara, Op. 68 (1893)
- H. Oswald (1852-1931) – Elegia (1898)
- A. Piazzolla (1921-1992) – Le Grand Tango (1982)
O recital acontecerá no dia 27 de março de 2025, às 18h, no auditório da Escola de Música da UFRN. Este evento promete ser um momento de grande emoção e celebração da arte de Matias de Oliveira Pinto, ressaltando seu legado na música e na formação de músicos ao redor do mundo.