Espetáculo da EMUFRN vence categoria do Prêmio Brasil Musical

Hellen Almeida de Agecom

O espetáculo Sob o Céu de Órion, da Companhia Livre de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), conquistou o Prêmio Brasil Musical na categoria Musical Nordeste. A premiação é feita por meio de voto popular e foi criada em 2018 com o objetivo de reconhecer, premiar e dar visibilidade às iniciativas de teatro musical em todo o território nacional. A lista completa de vencedores será divulgada na página do Prêmio na internet nesta sexta-feira, 6 de março.

O musical potiguar premiado envolve teatro, música e dança e conta a história de três personagens: Maria do Carmo, Maria Amália e Maria Helena. Elas são as Três Marias, em referência a constelação de mesmo nome. O roteiro conta a história das personagens que, cada qual com sua própria trajetória de vida, acabam se encontrando no Cassino Órion. 

No enredo, o espetáculo aborda conflitos pessoais e sociais recorrentes, como machismo, intolerância e transfobia. Além das três personagens principais, a montagem conta com a participação de outros atores e, ao todo, o grupo possui em torno de 25 pessoas.

A direção artística do espetáculo é de Doc Câmara, que considera que a premiação chega num momento muito especial do projeto. “Com este prêmio, temos a oportunidade de atingir um público ainda maior do que já atingimos, ganhar visibilidade no cenário artístico potiguar”, ressalta. Para ele, a cena de teatro musical vem ganhando força na cidade de Natal e o mercado se abre cada vez mais. Doc considera que Natal se torna um polo produtor de teatro musical em ascensão, atraindo os olhares para fora do eixo Rio-São Paulo. 

Sob o céu de Órion tem a direção musical de Agamedes Rodrigues, com regência de Márcio Ruperto, coreografia de Afra Bremgartner, e a coordenação geral do projeto de extensão é feita por Amélia Dias. A proposta é que o musical volte a ser apresentado no mês de maio, no auditório da EMUFRN. 

A Companhia Livre de Teatro Musical é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRN e existe desde 2012, desenvolvendo a prática artística interdisciplinar do teatro musical por meio de aulas de canto, dança e interpretação teatral. Já foram apresentados, como resultados das atividades anuais, cinco espetáculos nesse período: Toda forma de amor, uma criação coletiva; Bye Bye Natal, do compositor Danilo Guanais; Marvin, vale a pena acreditarSob o céu de Órion; e A Busca de Um Coração Gentil.

O Prêmio Brasil Musical, único prêmio brasileiro dedicado ao teatro musical em âmbito nacional, teve, na edição de 2019, 30 categorias ao todo. Destas, 21 foram definidas por voto do júri e nove por voto popular. Na votação popular, o espetáculo potiguar concorreu com outros três musicais produzidos na região Nordeste.