Escola de Música da UFRN elabora guia para produção de cursos online

Hellen Almeida de Agecom

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 tem impactado na atuação e rendimento financeiro de muitos músicos. Sem poder dar aulas presenciais ou participar de eventos, a saída pode ser o ensino à distância. Na área de música, cursos online podem ser uma boa opção. Para auxiliar os músicos nesse período, a Escola de Música da UFRN produziu um Pequeno Guia para Produção de Cursos de Música Online

O material tem como proposta ajudar esses profissionais a produzir, na medida do possível, atividades de ensino à distância. Para isso, são dadas orientações e técnicas simples que poderão ser aplicadas em espaços diversos e com poucos equipamentos ou investimento financeiro.

Entre as dicas do guia estão informações como formas de divisão de conteúdo dos cursos, dicas de plataformas, gravação e sobre como utilizar as facilidades tecnológicas para empreender em um curso de música via web. O material destaca que se pode trabalhar de forma simultânea entre aluno e professor, por meio de lives, por exemplo, ou mesmo com uso de alguma plataforma para hospedar o conteúdo produzido. 

O Guia foi produzido pelos professores da Escola de Música Júlio Colabardini, Alexandre Maiorino, Flávio Gabriel, Ticiano D’Amore, com diagramação da bolsista Fernanda Ferreira e revisão do professor Durval Cesetti.